O Instituto Alana, ONG que se apresenta com a missão de “honrar a criança”, lançou esta semana a campanha “Abusivo tudo isso”, acusando o McDonald’s de abuso ao promover coleções de miniaturas e brindes em seus combos McLanche Feliz.
Segundo Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Projeto Criança e Consumo, do Alana, isso se configuraria em venda casada de um brinquedo com um alimento não saudável e, portanto, mereceria denúncias à Secretaria Nacional de Relações do Consumidor do Ministério da Justiça.
Segundo os organizadores, “o fato de esses brinquedos serem exclusivos, efêmeros e colecionáveis faz com que a criança seja incentivada a consumir uma grande quantidade de ‘promoções’ no curto espaço de tempo. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção. E depois a seguinte. E outra. A criança, assim, passa a ser uma promotora de venda da marca. E o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.”
Na página “Abusivo Tudo Isso“, o Alana está disponibilizando um formulário que não só enviará a mensagem de protesto para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), como à própria rede de lanchonetes.
Até o fechamento desta matéria, a campanha já havia conseguido a adesão de 280 signatários.